quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Uma transformação ulterior: a regulação superegoica do analista, Antonino Ferro

Daniele, após alguns meses de análise, conta um sonho: esperava receber de mim e-mails muito detalhados; ao contrário, recebe breves e-mails com anexos em que há imagens e rápidas histórias. Proponho-lhe uma leitura do sonho (que depois eu senti como superegoica): eu não lhe dou aquilo que espera receber. “Ao contrário”, me responde, “nesta sala eu me sinto como um balão a gás, e as imagens, as breves histórias que o senhor me conta são como breves toques no balão que assim flutua pela sala, descobrindo sempre novos pontos de vista” (p. 35). FERRO, Antonino. Evitar as emoções, viver as emoções. Tradução Marta Petricciani. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário