domingo, 9 de março de 2014

Como desenvolver uma resenha?

A resenha consiste em um resumo de livro, artigo, ensaio, filme, show ou exposição. Em caso de textos escritos, não se deve limitar à leitura do índice, do prefácio ou de apenas um ou outro capítulo. O resenhista deve ter juízo crítico para distinguir claramente o essencial do supérfluo e ser fiel ao pensamento do autor, não falsificando suas opiniões, mas assimilando, com exatidão, suas idéias, para examinar cuidadosamente e, com acerto, sua posição.
Resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra ou evento, acompanhada de uma avaliação crítica. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo, seu propósito e o método que segue para, posteriormente, desenvolver-se uma apreciação crítica do conteúdo, da disposição das partes, do método, de sua forma ou estilo e, se for o caso, da apresentação tipográfica, formulando um conceito sobre o trabalho avaliado.
A descrição do assunto da obra analisada compreende a apresentação das idéias principais e das secundárias que sustentam o pensamento do autor. Para facilitar a descrição,
sugere-se a construção dos argumentos por progressão;
o que consiste no relacionamento dos diferentes elementos, encadeados em seqüência lógica, de modo a estabelecer sempre uma relação evidente entre um elemento e seu antecedente.
Uma resenha crítica bem feita pode converter-se em um artigo e até mesmo em um trabalho monográfico, podendo ser publicada em jornais, revistas ou livros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário