quinta-feira, 10 de julho de 2014

Introdução à Teoria da Literatura, Paul Fry



https://www.youtube.com/watch?v=2zayELNzBAQ&list=PLqDJCRqv0ANfK7VwHte5rzJR_TrlwDd9z

Palestra 15 - A Psique Pós-moderna



Nesta palestra sobre a psique pós-moderna, Paul Fry explora o trabalho de Gilles Deleuze, Felix Guattari e Slavoj Zizek. A noção de pós-moderno é definida com o uso de exemplos das artes visuais e da arquitetura. A teoria do pensamento rizomático de Deleuze e Guattari e suas dívidas intelectuais são elucidadas. A crítica de cinema de Zizek - centrada na relação entre desejo e necessidade - é explorada em conexão com Lacan.



Bibliografia:
Deleuze, Gilles; Guattari, Felix. "Introduction: Rhizome." In A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1987
?i?ek, Slavoj. "Courtly Love." In The Critical Tradition, pp. 1181-97



Este curso, gravado no campus de Yale em 2009, é uma pesquisa sobre as principais tendências da teoria literária no século XX. As palestras fornecem uma base para as leituras e as explicam quando necessário, enquanto tentam desenvolver um contexto amplo e coerente que incorpore perspectivas filosóficas e sociais nas questões recorrentes: o que é literatura, como é produzida, como pode ser entendida e qual é o seu propósito?



Paul H. Fry é professor de Inglês em Yale e se especializou em Romantismo Britânico, Teoria Literária e Literatura e as Artes Visuais. Estudou na Universidade da Califórnia em Berkeley e em Harvard e dá aulas em Yale desde 1971.



A palestra original está disponível emhttp://oyc.yale.edu/english/engl-300/...

Nenhum comentário:

Postar um comentário